Quantcast
Channel: Blog de Cinema » Xavier Beauvois
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

FESTIVAL DE FESTIVAIS – São Gonçalo, Sobral e Fortaleza

$
0
0

De repente, um festival de festivais na Terra do Sol. Neste sábado, 30, Cine Holliúdy abre o FestCine São Gonçalo; na segunda, o curta coletivo Picolé e o longa O Porto, de Aki Kaurismaki, abre o CineBral, o Festival Internacional de Cinema de Sobral; e dia 16, em Fortaleza, a Casa Amarela Euzélio Oliveira abriga o NOIA – o Festival Nacional de Cinema Universitário

Festival de Festivais de Cinema em São Gonçalo do Amarante, Sobral e Fortaleza, o NOIA: em dezembro

Festival de Festivais de Cinema em São Gonçalo do Amarante, Sobral e Fortaleza, o NOIA: em dezembro

A Terra da Luz virou a Terra dos Festivais. E isso é simplesmente ótimo! O fenômeno Cine Holliúdy, de Halder Gomes, abre, neste sábado, 30, às 19h, no Ginásio Poliesportivo do município de São Gonçalo do Amarante, o I FestCine São Gonçalo, que começa oficialmente na próxima terça-feira, dia 3, e segue até domingo, dia 8. O Cinéfilo Afonso Celso levou o seu Festival de Maracanaú para a cidade praiana, através do apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e de sua Secretaria de Cultura, além de contar com o apoio da Coelce e do governo do estado através da Secretaria da Cultura (Secult).

Na segunda-feira, dia 2, ocorre a abertura do primeiro Cinebral – o Festival de Cinema Internacional de Sobral, cuja programação é integrada por 38 longas-metragens (em 74 exibições) e 20 curtas (40 exibições). Em cartaz, de 2 a 7 de dezembro, o melhor cinema da Europa e Brasil. O curta Picolé, produção coletiva de um grupo de alunos da rede pública do projeto A Escola Vai ao Cinema, sob a orientação do cineasta cearense Telmo Carvalho, e o longa O Porto (Le Havre, Finlândia-Alemanha-França, 2011), a pequena obra-prima de Aki Kaurismaki, promovem a abertura do festival que vai promover duas homenagens: ao cearense Rosemberg Cariry, o mais importante cineasta do Estado, e o cinema da Hungria. De Rosemberg serão exibidos Corisco e Dadá, Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, Cine Tapuia e Lua Cambará. Da desconhecida – para nós brasileiros – cinematografia húngara – cuja única mostra que teve na cidade foi na tela do extinto Studio Beira Mar, em 1996 -, serão exibidos obras de alguns de seus mais celebrados realizadores, como István Szabó, Bela Tarr e Kornel Mundzco.

Veja o trailer do excelente O Porto.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

Os sobralenses verão filmes importantes como os dinamarqueses Melancolia (2011), de Lars Von Trier, e A Caça (2012), de Thomas Vinteberg, o italiano César Deve Morrer (2012), dos Paulo e Vittorio irmãos Taviani, e os Frances Holy Motoros (2012), de Leo Carax, De Homens e Deuses (2010), de Xavier Beauvois, e O Garoto da Bicicleta (2012), dos irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne. Melancolia e a obra-prima De Homens e Deuses já foram exibidos em Fortaleza elo Cinema de Arte, que também exibe o excepcional A Caça. Os demais estão inéditos na Capital.

Oficinas de cinema, palestras e mesas redondas, exposição Cartazes, cinema e literatura, o concerto Música de Cinema, shows musicais e Festa do Cinema são os eventos paralelos. Os palcos serão, além do Theatro São João, na Casa da Cultura de Sobral, Escola de Música, Sesc, Estação da Juventude do Tamarindo, Estação da Juventude da Vila Recanto e Casa de Cultura de Forquilha.

Já o Festival Nacional de Cinema Universitário começa dia 16, uma segunda-feira, na Casa Amarela Euzélio Oliveira, e se conclui na sexta, dia 20.

Vejam o trailer de De Homens e Deuses.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

O post FESTIVAL DE FESTIVAIS – São Gonçalo, Sobral e Fortaleza apareceu primeiro em Blog de Cinema.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images

Trending Articles





Latest Images